El desarrollo de la competencia comunicativa y la expresión oral para la presentación de ideas y proyectos
-
1
Universidade de Vigo
info
ISSN: 2745-2107, 2745-2115
Année de publication: 2020
Volumen: 1
Número: 1
Pages: 61-75
Type: Article
D'autres publications dans: EducaT: Educación virtual, Innovación y Tecnologías
Résumé
A relevância das competências básicas, gerais e transversais nas licenciaturas em comunicação, coloca o ponto de partida desta pesquisa que apresenta a proposta de um planejamento docente e de avaliação que combina o método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) com uma avaliação desses projetos e outra tipologia de práticas em que a competência de comunicação e expressão oral é integrada como protagonista. A diversidade de possibilidadesna apresentação de ideias e projetos (pitching, elevator pitch, pecha kucha, exposição apoiada em poster, debates, etc.) está incluída na proposta de avaliação da disciplina Estratégias de publicidade e relações públicas para produtos audiovisuais; disciplina central da licenciatura em Comunicação Audiovisual da Universidade de Vigo; garantindo que os alunos melhorem suas destrezas e habilidades comunicativas para uma melhoria em seu futuro profissional no setor audiovisual e cinematográfico.
Références bibliographiques
- Aneca (2005). Libro Blanco de los Títulos de Grado en Comunicación. Madrid: Aneca. Recuperado de http://www.aneca.es/activin/activin_conver_LLBB.asp
- Bermúdez, L., González, L. (2011). La competencia comunicativa: elemento clave en las organizaciones. Quórum Académico, 8, (1) enero-junio, pp. 95-110.
- BOE (Boletín Oficial del Estado) (2007). Real Decreto 1393/2007, de 29 de octubre, por el que se establece la ordenación de las enseñanzas universitarias oficiales, BOE número 260, de 30/10/2007.
- Castaño Hernández, M., Echenique Escandón, A. L. (2017). Estrategia didáctica para el desarrollo transversal de la competencia comunicativa en la formación profesional de los estudiantes de educación superior. Escenarios, 15(1), enero - junio. DOI: https://doi.org/10.15665/esc.v15i1.1125
- Conde Rodríguez, Á. y Pozuelos Estrada, F. J. (2007). Las plantillas de evaluación (rúbrica) como instrumento para la evaluación. Un estudio de caso en el marco de la reforma de la enseñanza universitaria en el EEES. Investigación en la Escuela, (63), pp. 77-90.
- Écija, H. (2000). Libro Blanco del Audiovisual. Cómo producir, distribuir y financiar una obra audiovisual. Madrid: Écija &Asociados. “Elevator pitch” en la web www.openfuture.org de Telefónica).
- Elsbach, K. (2003). How to pitch a brilliant idea. Harvard Business Review. Sep, 81(9):117-23, 134
- Fernández Manzano, E. P., y Linares Palomar, R. (2014). ¡Echa el anzuelo! Estrategias de pitch para jornadas audiovisuales y proyectos transmedia. Barcelona: Editorial UOC.
- García-Mirón, S. (2016) “Análisis de estrategias de comunicación para campañas promocionales de lanzamiento de productos cinematográficos”, en VV.AA. Estrategias en comunicación y su evolución en los discursos. Madrid: McGraw Hill Education.
- García-Mirón, S. (2017) Estrategias publicitarias y de relaciones públicas para productos audiovisuales, Vigo: Universidad de Vigo. García Martín, J., Pérez Martínez, J. E. (2018). Aprendizaje basado en proyectos: método para el diseño de actividades. Tecnología, Ciencia y Educación, (10), mayo-agosto. Recuperado de https://www.revistasocitec.org/index.php/TCE/article/view/194
- García Serrano, F. (2009). Las técnicas del “pitching” en el mercado audiovisual español: del caramelo al guion. En Congreso Internacional Brand Trends, 16/02/2009, Valencia. Recuperado de http://eprints.ucm.es/8577.
- Linares, R. (2009). La promoción cinematográfica. Estrategias de comunicación y distribución de películas. Madrid: Fragua.
- McCollough, M. A., Devezer B., Tanner G. (2016). An Alternative Format for the Elevator Pitch. The International Journal of Entrepreneurship and Innovation. 2016;17(1):55-64. Doi:10.5367/ijei.2016.0211
- Ministerio de Educación, Cultura y Deporte Sobre el currículo en la formación primaria, secundaria y de formación profesional: http://www.mecd.gob.es/mecd/educacion-mecd/mc/lomce/el-curriculo/curriculo-primaria-eso-bachillerato/competencias-clave/competencias-clave.html.
- Ministerio de Educación y Formación Profesional El currículo en Primaria, ESO y Bachillerato. Recuperado el 20 de marzo de 2019 de http://www.educacionyfp.gob.es/educacion/mc/lomce/curriculo/curriculo-primaria-eso-bachillerato.html
- Morote Magán, P., Labrador Piquer, M. J. (2016), La competencia comunicativa en la universidad, Congreso Internacional de la Asociación Europea de Profesores de Español (AEPE)), p. 360-371. Recuperado el 5 de abril de 2019 de https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/aepe/pdf/congreso_50/congreso_50_42.pdf
- Página web corporativa de Pecha Kucha. http://www.pechakucha.org.
- Página web de GideT, Grupo de innovación docente en educación y turismo. http://diarium.usal.es/gidet/recursos_docentes/pechakucha/Pilleux, M. (2001). Competencia comunicativa y análisis del discurso. Estudios filológicos, (36), 143-152. https://dx.doi.org/10.4067/S0071-17132001003600010
- Pincus, A. (2007). The perfect (elevator) pitch. Bloomberg Business Week. Recuperado de http://www.mrgriffin.org/FHSWEB/ENT/articles/ThePerfect ElevatorPitch.pdf
- Rodríguez Gallego, M. R. (2012). Cómo evaluar la competencia comunicativa a través de rúbricas en educación superior. Didac, 60, 27-31.
- Rodríguez-Sandoval, E., Vargas-Solano, É., Luna-Cortés, J. (2010). Evaluación de la estrategia “Aprendizaje Basado en Proyectos”. Educación y Educadores, vol.13, núm. 1, abril 2010, pp. 13-25. Universidad de La Sabana.
- Roldán, E. (2004) “La competencia comunicativa y la expresión oral”. DocumentosLingüísticos y Literarios (26)-(27), pp. 31-32. Recuperado de www.humanidades.uach.cl/documentos_linguisticos/document.php?id=52. Último acceso 25 de mayo de 2017
- Sangrà, A. (coord.) (2008). Os materiais de aprendizaxe en contextos educativos virtuais. Pautas para o deseño tecnopedagóxico. Vigo: Vicerreitoría de Formación e Innovación Educativa, Universidade de Vigo.
- UniMOOC (2016). ¿Qué es un elevator pitch? California: Cámara de Comercio de California. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=RsEj4ZM0puY Último acceso 10 de abril de 2019
- UniMOOC (2014, 20 de febrero). Qué es un elevator pitch y cómo prepararlo en 4 pasos. Recuperado de https://unimooc.com/que-es-un-elevator-pitch. Último acceso 20 de marzo de 2019
- Universidade de Vigo (2014). Memoria del grado en Comunicación Audiovisual. Vigo: Universidade de Vigo.
- Valero-García, M. (2009). A aprendizaxe baseada en proxectos no ensino universitario. Vigo: Vicerreitoría de Formación e Innovación Educativa, Universidade de Vigo.